Como encestar todas no basquete

Marcar pontos, o maior número de pontos: este é o objetivo central, o desafio máximo no jogo de basquete. Isso exige bons arremessadores. Eles passam horas e horas na quadra aperfeiçoando seus arremessos. Jogadores de basquete de todas as idades devem praticar seus arremessos constantemente. Assim como em qualquer aspecto das técnicas de basketball, a prática é fundamental.

Eu gosto de usar uma combinação de letras, um estratagema que eu chamo F.O.C.O. para ajudar a memorizar os aspectos mais importantes das técnicas de arremesso.

. F - Conquistar Firmeza, equilíbrio, abrindo um pouco as pernas, seguindo mais ou menos a largura de seus ombros e deixando os joelhos levemente flexionados. Isso é conhecido como a "posição da tripla ameaça", assim chamada porque você tem a opção de driblar, passar ou arremessar.

. O - Seus Olhos, sua visão devem estar focados na tabela do aro, justamente nas cesta.

. C - Seu Cotovelo deve estar em posição inferior à bola, abaixo dela. A bola deve estar tocando seus dedos, de preferência a ponta dos dedos (não a palma de sua mão).

O - Oriente a jogada, acompanhe sempre a bola, até finalizar. Mantenha a mão de apoio, aquela que não está tocando a bola (em inglês:off hand) sempre ao lado dela, próxima a ela (esta mão servirá somente para dar a direção, orientar a jogada)..

Segure a bola com sua mão dominante em direção ao arco e posicione a outra mão ao lado da bola para dar direção. As pontas dos dedos de sua mão de arremesso devem estar abertos, relaxados. Você pode aperfeiçoar ou aumentar suas chances de marcar pontos através de rodopios, giros rápidos sobre você mesmo, para frente, para trás. Você faz isso com a ajuda de seus pulsos que também participam da "dança", provocando "efeitos" à bola que também vai girar para trás.

  1. Tente fazer pontos direto na cesta , sem que a bola bata na tabela no aro. Você faz isso mirando exatamente à frente da cesta.
  2. Quando estiver procurando um bom ângulo de arremesso, tenha em vista justamente a área fechada da tabela mas lance a bola direto para dentro do arco, sem bater na tabela.
  3. Determine o quanto você vai levantar o braço e qual potência ou intensidade de impulso você vai precisar para arremessar ou concluir seu lance. Isso é basicamente tentativa e erro, assim, a prática é fundamental.
  4. Quando estiver arremessando, a sua força virá das suas pernas. Curve seus joelhos e use as forças dos músculos de suas pernas para dar o impulso à ponta dos pés.
  5. Busque, arme uma oportunidade para um ofensivo contra-ataque. Sempre siga seu lance correndo em direção à cesta, acompanhando a bola, buscando retomar o arremesso caso você tenha perdido o lance.

A prática leva à perfeição. Marque vários pontos, tantos quanto você puder numa quadra de basquete e pratique seus arremessos. Pratique, treine arremessos tanto em drible quanto com bola parada. Experimente de diferentes ângulos e use a tabela quando necessário. Tente replicar situações de jogos com outra pessoa ou usando cones.