Como praticar exercícios de pilates para a gravidez

As práticas do Pilates são excelentes exercícios para a gravidez. Estes exercícios são criados para não causarem suor e para serem relaxantes, o que os torna diferentes de yoga pré-natal, e outros exercícios cardiovasculares como correr, pedalar ou nadar. Os quinhentos exercícios controlados que constituem o Pilates concentram-se de preferência na qualidade, em vez da quantidade dos movimentos. A idéia por trás dos exercícios do Pilates é melhorar a postura, reduzir o estresse, criar músculos longos e magros e melhorar a consciência corporal. O Pilates trabalha diversos grupos de músculos ao mesmo tempo, concentrando-se no fortalecimento e estabilização do centro. Este (o centro) consiste de abdome, costas e região pélvica. Também pode ser referido como a base, o centro sólido, ou os músculos estabilizadores profundos.

O Pilates para o período de gravidez é planejado para fortalecer e tonificar os músculos que você usa para carregar o bebê, tornando a sua gravidez um pouco mais fácil. Os músculos da barriga podem enfraquecer durante a gravidez, causando dores nas costas e nos quadris. Além disto, a gravidez pode enfraquecer os músculos do assoalho pélvico (a área do períneo), causando escapes de urina nos meses finais da gravidez, e potencialmente um parto mais difícil. Alguns especialistas afirmam, inclusive, que os exercícios do Pilates durante a gravidez tornarão o trabalho de parto mais fácil, e a prática do Pilates ajudará você a perder o peso da gravidez após o parto. A prática de exercícios físicos durante a gravidez estimula o fornecimento de oxigênio e nutrientes para o seu bebê. Além disto, o Pilates é planejado para usar exercícios de respiração e relaxação, assim se reduz o estresse em sua vida. Pelo fato de muitos dos exercícios do Pilates serem executados sobre as mãos e os joelhos, o Pilates durante a gravidez é excelente porque fará seu bebê girar para uma boa posição para o nascimento. Os exercícios realizados com o apoio das mãos e dos joelhos, durante a gravidez, auxiliarão a manter seu bebê fora da temida posição "sentado", que causa um parto mais prolongado e dolorido (pense no esforço dos músculos das costas).

Se você ficou curiosa sobre como praticar Pilates durante a gravidez, o texto a seguir a ajudará a aprender mais sobre como encontrar e receber aulas. Lembre-se de que você sempre deve pedir orientação ao seu médico antes de começar qualquer programa de exercícios durante a gravidez.

•    Vá à sua livraria local, ou procure no site da Amazon, e procure os livros Pilates For Pregnancy de Michael King e Yolande Green, ou Pilates For Gravidez: Gentle And Effective Techniques For Before And After Birth de Aanna Selby. Estes livros contêm fotos e exercícios para exercícios pré-natais de Pilates.


•    Compre um DVD ou um vídeo para que você possa ver os exercícios de Pilates sendo feitos por um instrutor treinado. Um DVD excelente é "Pilates in Pregnancy", se você já pratica Pilates ou se não sabe nada sobre ele. É um ótimo DVD para o começo e para o final da gravidez, e apresenta também exercícios para você recuperar a forma depois do parto.

•    Faça aulas de Pilates Para a Gravidez. Peça indicações ao seu obstetra, clínico geral, hospital ou clube de grávidas. Se ainda assim você não conseguir encontrar um local que tenha aulas, procure online ou na lista telefônica. Talvez você possa reunir um grupo de mulheres grávidas, do seu clube, de escolas em seu bairro ou no próprio bairro, e conseguir um bom preço para aulas em grupo.

Precaução:

•    Sempre consulte seu médico antes de começar um programa de exercícios, durante a gravidez.