Como trabalhar em computadores durante horas sem desenvolver dores nas costas ou tensão muscular

Os computadores são parte integrante de nossas vidas e da nossa rotina de trabalho de hoje. Em um típico ambiente de escritório, somos obrigados a permanecer durante horas sentados na frente de computadores e outro equipamentos de escritório escrevendo e trabalhando em projetos. Graças à internet, também ficamos acordados até tarde da noite trabalhando em computadores em nossas casas. Tendo uma má posição ao se sentar, você poderá facilmente desenvolver dor na parte de baixo das costas e tensões musculares em áreas como pescoço, ombros e punhos.

Aqui vamos falar de alguns métodos apropriados de utilizar o computador e evitar estas dores e tensões.

  1. Coloque seu computador em um lugar adequadamente iluminado no seu quarto / escritório. Um local muito escuro ou claro não serve. Não coloque o computador em frente a uma fonte de luz, como uma janela ou um tubo luminoso, já que isto causará reflexão de luz na tela, o que podem criar extra stress em seus olhos.
  2. Use cadeiras de altura regulável. Coloque seu computador a uma altura que seja confortável para você trabalhar e ajuste a cadeira para uma altura em que você consiga colocar os pés no chão ou sobre um apoio para pés.
  3. Use um tipo de cadeira que tenha apoio para a parte inferior das costas. Se a cadeira não suportar a parte inferior de suas costas corretamente, use um travesseiro ou toalha para ajudá-lo a apoiar essa parte do corpo enquanto estiver sentado. Isso pode ajudá-lo a evitar problemas de lesões e dores nas costas.
  4. Coloque o teclado e o mouse em uma boa posição e altura. Seus punhos devem ficar paralelos ao teclado e os cotovelos ligeiramente curvos ao digitar. Tente usar almofadas de punho macias ou quaisquer outros objetos para apoiar seus pulsos, já que isto diminui o stress em seus ombros, braços e punhos.
  5. Coloque seu monitor em uma boa altura e distância. Você não deve ficar olhando para cima ou para baixo, nem deve ficar muito longe de seus olhos. Se seu orçamento permitir, invista em monitores de LCD, que economizam mais energia e causam menos tensão nos olhos que os monitores clássicos de CRT. No entanto, se você quiser usar o tipo CRT, arrume um filtro de vidro protetor de olhos para sua tela. Lembre-se, má iluminação e altura / distância do monitor pode causar tensão ocular e forçá-lo a compensar isso com uma má postura, o que, por sua vez, pode causar tensões musculares.
  6. Faça pausas curtas e freqüentes durante o trabalho. Não fique na frente da tela durante longos períodos. Dê a seus olhos algum descanso. Siga os passos abaixo para fazer um bom exercício para olhos e liberar o stress e a tensão em seus olhos:
•    Coloque as duas palmas das mãos sobre os olhos, de modo que você não veja nenhuma luz entre os dedos. Não aperte seus olhos, apenas coloque as mãos com ligeira pressão para impedir a vinda à luz até seus olhos. Não há problema se seus cílios tocarem sua palma, mas não pressionar as mãos em seus olhos.

•    Então, assegurando-se que nenhuma luz passe entre suas mãos, olhe para o escuro entre as mãos. Mantenha esta postura por 1 minuto e, em seguida, continue seu trabalho. Faça outro exercício de relaxamento / alongamento muscular para liberar a tensão do seu corpo.

Se você estiver enfrentando dormência e fraqueza nas mãos, dor na parte inferior das costas, sentir tensão e dor no pescoço e ombros, não ignore estes sintomas. Reveja sua postura sentada e seus hábitos de trabalho ou você vai correr o risco de LER (lesão do esforço repetitivo) ou problemas de dor nos músculos. Uma má postura sentada e outras posições ruins podem colocar pressão extra em seu sistema nervoso e, como conseqüência, diminuir sua produtividade no trabalho.