Como para fortalecer sua fé em alá

Todos nós, sendo humanos, experimentamos flutuações no nível de nossa fé - denotado pela palavra árabe "imaan" - durante o curso do nosso dia-a-dia. Esta experiência é perfeitamente normal. Para os muçulmanos, o que é a fé ou "imaan"? É a crença que reside em nossos corações quanto a Alá, Seus livros divinos revelados (Corão, Bíblia, Tora, escrituras de Abraão), Seus profetas, Seus anjos, Seus Decreto Divino (ou o que é mais comumente conhecido como “destino”) , e a Última Hora ou Último Dia (quando todos os seres humanos serão ressuscitados para a contabilidade das suas ações).

Há momentos em que certos acontecimentos em nossa vida fazem-nos duvidar da existência ou onipotência de qualquer um dos acima epicentros de crença. Por exemplo, alguém poderia desafiar os nossos conhecimentos, sobretudo se não se verificar, sobre por que coisas ruins acontecem com pessoas boas, se Deus existe realmente, por que vagam criminosos impunes neste mundo hediondo após cometer injustiças; por que razão algumas pessoas morrem de fome, enquanto outros têm tanta riqueza que podem viver 20 vidas com isso, etc. Em outras ocasiões, questões sobre a intimidade (em árabe conhecido como "ghaib ") aparecem nas nossas mentes, e quando não encontramos respostas, seguimos nossas dúvidas e lentamente afastamo-nos da firme convicção de imaan para diminuir a hesitante fé. Esse é o código vermelho.

Antes que um muçulmano se mova para a zona de perigo, em que o nível das suas imaan torna-se tão baixo que eles começam cometer grandes pecados, eles devem seguir os passos abaixo para restaurar a sua fé para níveis mais elevados:

  • Adquirir conhecimento do Corão consistentemente: Assim como você pode não conhecer alguém até você se comunicar com ele, você não pode estar perto de Deus sem ler e entender a Sua palavra falada, o Corão. É Sua mensagem para a humanidade, muçulmanos e não muçulmanos. É normal ter dúvidas, e o Corão tem todas as respostas. Por isso, não é o suficiente ler e compreender este livro, uma ou duas vezes, mas ele deve ser estudado consistentemente ao longo das nossas vidas. Talvez algumas vezes por semana, ele pode ser recitado, lido, e estudado / discutido com um grupo de muçulmanos. O Corão nunca deve ser afastado para recolher as poeiras. Quanto maior for o conhecimento de um muçulmano do Corão, mais perto ele está de Deus. Um ponto a salientar é que o Corão não pode ser inteiramente compreendido solitariamente. Existem algumas passagens que estão no significado profundo, e têm que ser entendidas no contexto da revelação, um pano de fundo, uma perspectiva histórica, narrações do profeta Maomé [paz e bênçãos de Deus esteja com ele] e outras passagens do Corão. É por essa razão que estudar o Corão com um estudioso é tão importante, apesar que lê-lo sozinho também é prescrito para um impulso de imaan.
  • Recitar o Corão: Como isso é diferente do ponto número 1 acima? Recitar o Corão é um ato de adoração. Ela exige WUDU ou ablução (pureza corporal), o conhecimento da língua árabe, e a forma como pronunciar cada letra. Em outras palavras, qualquer um pode ler a tradução do Corão, mas apenas uma pessoa que tem conhecimento do árabe Tajweed (arte da recitação árabe em um vocal harmônico) pode recitá-lo. A relação entre recitação do Corão e imaan é que, uma vez que o Corão é a palavra de nosso Criador, quando qualquer pessoa recitá-lo como ele deve ser recitado, Ele agrada ao seu Criador e te deixa mais próximo a ele. Cria um vínculo imediato. Essa adoração refrescante rejuvenesce a alma humana, que precisa ouvir algumas lindas palavras faladas, palavras com significado no sentido de acabar com o pessimismo (é por isso que as pessoas escutam música e poesia). Esta necessidade é mais do que preenchida com uma declamação regular do Corão. É MELHOR se a pessoa recitar a si mesma, se não pode, ao ouvir uma boa Qari (um perito em recitação do Corão) também é extremamente benéfico. Após uma dessas sessões, a pessoa se sente incluída, calma, serena e revitalizada para enfrentar os desafios da vida. Quanto mais alguém entende o árabe do Corão, mais a sua recitação deixa ele ou ela se sentindo perto de Deus. É, portanto, uma obrigação para todos os muçulmanos melhorar suas habilidades e compreensão de árabe tajweed a fim de exercer melhor a comunhão com seu Criador.
  • Encontrar a companhia de cidadãos virtuosos: Claro, o hijab – senhoras observadoras e os homens com grandes barbas podem ser rotulados como fundamentalistas ou extremistas por algumas esferas. Mas, na realidade, eles são os que mais lembram os outros de Deus, e é altamente provável que Deus está satisfeito com eles. Se pretende eliminar as dúvidas quanto a Deus em sua mente, aumente o nível de sua fé, e diminua a angústia comprimida em sua alma quanto a verdade sobre a vida deste mundo (por que estamos aqui, o que vai acontecer depois que morrermos, etc), você deve tentar sair com os "fundamentalistas" de vez em quando. Se eles realmente são favoritos de Deus, eles provavelmente irão acolher qualquer dúvida que você tenha de braços abertos. Eles nunca irão escarnecer suas crenças, burlar a forma como você vestido, ou julgar-lhe por suas ações. Tente estar na companhia de tais pessoas muitas vezes, fale com elas, ajude-as, e respeite-as.
  • Exercer a recordação de Deus: Existem alguns termos árabe que não são do Corão que, quando recitados, acalmam a alma de uma pessoa e aliviam os efeitos de seu inimigo declarado, o Shaitaan (Satanás). Proferindo estas adhkaar- Lembranças - a partir da língua que foi prescrita pelo próprio profeta Maomé [A paz e bênçãos de Deus sobre ele]. Qualquer um pode recitar estas experiências, a fim de obter um impulso imediato de fé. A maioria delas deve ser proferida uma centena de vezes cada uma, para obter os melhores resultados. Leva apenas alguns segundos ou minutos: 
    • Laa ilaaha illallaah (não há divindade além de Deus).
    • Laa hawla wa Laa quwata illaa billaah (não há força que benefícia e nenhuma força que causa a perda exceto Deus).
    • Astaghfirullaah (eu procuro o perdão de Deus).
    • Allaahumma salli 'Alaa Muhammad (Ó Deus, envia a paz sobre Maomé).
  • Persistir em atos obrigatórios de culto e abster de pecados: Imaan é afetada por nossas ações. Por exemplo, se vamos abandonar até mesmo uma obrigatória salaah, vamos sentir imediatamente um mergulho na imaan. É uma obrigação para os muçulmanos jamais renunciar a estes atos de culto que são obrigatórios, caso desejem manter-se intacta a sua fé. Do mesmo modo, abstendo-se das escrituras que Deus proibiu também é uma forma de manter ou aumentar o imaan. Quando alguém deliberadamente peca e não se arrepende, o coração dele experimenta socorro e constrição, uma vez que a ira de Deus é direcionada a ele. É por essa razão que o arrependimento é uma exigência diária para todos os crentes. Ele lava os pecados cometidos conscientemente e mesmo aqueles que cometem involuntariamente. Por conseguinte, Deus nunca está descontente com eles por muito tempo.
  • Realizar boas ações supérfluas e invocar Deus em Du'a: Não há nada melhor do que se comunicar com seu Deus diretamente para capturar a Sua atenção, para que você se sinta perto Dele novamente. Assim como você perde o contato com um bom amigo e começa lentamente a esquecer dele com o tempo, quando você de repente decide ligar pra ele – e, depois de uma hora conversando, você sente como se nunca tivesse perdido o contato com ele. Você sente o mesmo antigo carinho por ele e se pune por ter deixado a relação enfraquecer dessa maneira.

    A mesma dinâmica emocional se aplica ao seu relacionamento com seu Criador. Comunicar-se com Ele é a melhor maneira de reviver imaan. Você pode invocá-Lo, du'a - suplicando ou orando -, a qualquer momento, enquanto fazendo qualquer outra tarefa. Basta falar com Ele em uma voz silenciada, professando o seu amor por Ele, e peça-lhe para ajudá-lo. Ele escuta e responde às chamadas, desde que sejam sinceras. Também, a fim de aumentar sua imaan, você pode realizar duas unidades de salaah, dar algum dinheiro para a caridade, ou ajudar alguém que precisa com palavras ou atos. Estas ações são um meio fazer com que Deus esteja atento a você e fique satisfeito com você. Sua misericórdia se fará sentir em seu coração como uma alegria calorosa, envolvente, e os elevados graus de imaan serão sentidos como uma tremenda sensação de serenidade em sua alma.
  • Leia literatura islâmica autêntica: Enquanto estudar o Corão e narrações Proféticas é obrigatório a todos muçulmanos, a fim de agir de acordo com o Islã, ler bons livros e artigos Islâmicos na mídia impressa ou na Internet é uma excelente maneira de entreter a alma no tempo livre, retirar dúvidas, e reforçar convicções sobre o Islã no coração. Um aspecto a ter cuidado com isso, é só ler a literatura escrita por estudiosos autênticos.

    "Olhai! Na lembrança de Deus os corações encontram a paz." [Quran, Surah Al-Ra'd: 28]


A fé ou imaan de uma pessoa é totalmente dependente da sua relação com Deus. Quanto mais eles se esforçam para melhorar esse relacionamento, mais perseverantes eles serão em sua fé.