Como aproveitar os benefícios para a saúde dos probióticos

Completar a sua dieta com bactéria... soa meio louco na nossa era de produtos antibacterianos e antimicrobianos, certo? Mas, por algumas contas, não vai demorar muito até que nós estejamos usando todos estes suplementos microorganicos chamados probióticos na nossa dieta. Muitos de nós temos consumido probióticos na alimentação durante anos sem saber. Europeus e japoneses consumiram conscientemente probióticos durante muitos anos, e o entusiasmo por probióticos começou a aparecer na América. Então, o que são os probióticos, e exatamente como eles podem melhorar sua saúde e qualidade de vida?

  • Boas bactérias em nosso corpo? O nosso corpo é um verdadeiro universo de vida microbiana - talvez um pensamento um pouco desconcertante, apesar de a nossa saúde depender delas. Embora a definição de probióticos tem sido rigorosamente debatida ao longo dos anos, normalmente eles são definidos como microrganismos vivos que, quando tomado em determinadas quantidades, beneficiam a nossa saúde. Pense em probióticos como uma espécie de oposto aos antibióticos; enquanto os antibióticos são utilizados para matar bactérias nocivas nos nossos corpos, os probióticos são tomadas para adicionar à nossa população de microorganismos que nos ajuda a manter uma saúde apropriada.
  • Na verdade, os probióticos são geralmente prescritos para ajudar seu corpo a se re-equilibrar após um regime de antibióticos. Mas os antibióticos não são as únicas substâncias que podem esgotar nossas populações de bactérias simbióticas; álcool, sabão antibacteriano, stress, viagens e condições médicas podem contribuir para o enfraquecimento dos nossos microorganismos amigáveis. E qualquer coisa que enfraquece-os, conseqüentemente, reduz a nossa capacidade de lutar contra verdadeiros inimigos de nossa saúde.
  • Quanto tempo os probióticos duram? Estudos sugerem que a matéria fecal dos probióticos não se estabelecem permanentemente dentro de nossos corpos, mas criam uma população benéfica temporária dentro de nós. Quando as nossas amigáveis populações microbianas estão esgotadas por qualquer motivo, as cepas corretas de probióticos podem oferecer temporariamente as mesmas funções benéficas enquanto os nossos microorganismos nativos reconquistam a sua força. Ou, se as nossas populações nativas são vítimas de freqüentes esgotamentos, a suplementação regular de probióticos pode permitir que o nosso corpo funcione de forma saudável.
  • Onde encontrar probióticos. Você pode encontrar probióticos mais facilmente em alimentos comuns, como iogurtes contendo substâncias ativas, miso e determinados produtos de soja e sucos. Procure os iogurtes que contenham três ou mais cepas de bactérias. Bebidas carregadas de probióticos como o Japonês Yakult e o Francês Actimel (aqueles que nós conhecemos como Activia) vão se tornar cada vez mais as fontes disponíveis de probióticos. Potentes suplementos também estão disponíveis para aqueles que procuram combater IBD com probióticos. Suplementos eficazes devem conter cerca de 1 bilhão de unidades formadoras de colônia (UFC).
  • Benefícios digestivos dos probióticos. Você pode ter observado um período de diarréia e desconforto digestivo, depois que uma série de antibióticos terminou. Seus alimentos digestivos temporários, se devem ao fato de que o antibiótico elimina algumas das bactérias úteis de seu corpo além das bactérias nocivas que eles se destinam a destruir - uma espécie de instância de danos colaterais. Na verdade, apesar de cerca de 100 trilhões de microorganismos viverem no intestino humano, às vezes eles podem usar uma ajuda. Probióticos aumentar as suas bactérias boas do intestino, ajudando a defendê-lo contra os danos colaterais de antibióticos e ajudam até mesmo a defender os veranistas da temida "diarréia do viajante". Além disso, aqueles com distúrbio do intestino irritado, assim como aqueles com doenças inflamatórias intestinais como a doença de Crohn e a colite ulcerativa, podem se beneficiar tomando os probióticos em sua dieta diária.
  • Combater a infecção. Mulheres e homens ficarão felizes em saber que as cepas probióticas de Lactobacilos ajudam o sistema imunológico a lutar contra infecções vaginais e do trato urinário.
  • Propriedades anti-cancerígenas de probióticos? Testes de bactérias láticas em animais revelaram que probióticos poderiam potencialmente ajudar a defender os nossos corpos contra certos cânceres como o câncer de cólon. Mas a evidência ainda é muito preliminar; agora, temos de nos contentar com as excitantes possibilidades potenciais.
  • Fale com o seu médico ou nutricionista. Existem centenas sobre centenas de espécies microbianas em nossos corpos, mas estas espécies podem ser divididas em ainda mais cepas específicas. E cepas específicas são recomendadas para trazer alívio para doenças específicas. Já sobre as cepas de bactérias benéficas específicas que você deve tomar, o melhor conselho é falar com o seu médico ou nutricionista. Para condições mais severas, seria necessário um suplemento; fontes regulares de alimentos como iogurte provavelmente não são potentes o suficiente para fazer a diferença. Por último, embora a maioria dos efeitos secundários dos probióticos sejam inofensivos (como gases temporários), algumas vezes, efeitos secundários mais graves podem ocorrer. A segurança de certos probióticos, quando tomado por crianças, idosos ou pessoas com sistemas imunológicos comprometidos é ainda pouco clara, mais pesquisas devem ser feitas.
Entretanto, o seu médico ou nutricionista são a melhor fonte de informações atualizadas relativas às cepas benéficas, às pesquisas e a eficácia de diferentes fontes probióticas disponíveis para o consumidor.
  • Prebióticos. Finalmente, o seu médico pode recomendar que, além de probióticos, ingira também fibras regularmente, (conhecida como substância "prebiótico"). Prebióticos nutrem os microorganismos úteis que já habitam o seu corpo.

Fique atento já que as pesquisas existentes conduzem a um maior entendimento de como os probióticos, em dosagens e formas específicas, podem melhorar a nossa saúde. Em breve todos vamos nos encontrar falando aos nossos filhos, "Você pode sair da mesa, assim que tiver terminado de comer as bactérias!"