Como fazer bebidas esportivas para dar energia, hidratação e recuperação de exercícios físicos

O objetivo foi formular uma bebida esportiva caseira que dê um impulso energético, substitui os estoques de glicogênio, re-hidrata e ajuda na recuperação muscular. Ah... E mais uma coisa: ela tem que ter um gosto razoavelmente decente.

O problema com bebidas esportivas é que elas são formuladas para atividade moderada e leve hidratação. O aumento da perda de suor e queima de calorias em treinamento de alta intensidade usa mais dos estoques de carboidrato do atleta, que precisam ser substituídos para continuar a exercer a atividade. Além disso, a quantidade de reposição eletrolítica em quase todas as bebidas de esporte disponíveis comercialmente é nominal comparado com o real sal perdido através da transpiração pesada.

Rebentando o mito de que cafeína desidrata. A cafeína é conhecida como um estimulante físico e mental. No entanto, alguns dos dados apresentados sobre a cafeína são obsoletos. Na mentalidade clássica do rebanho, mesmo alguns sites médicos e de Universidades respeitadas ainda estão promovendo o mito de que a cafeína é um diurético e promove a desidratação.

Pesquisas atuais têm demonstrado que não há diferença significativa nos eletrólitos purgados ou volume urinário se a cafeína é consumida ou não. De fato, ao consumir quantidades moderadas de cafeína, o efeito diurético é apenas ligeiramente superior ao da água pura!

Eu não precisava de um estudo para me dizer isso. Quando eu lutava, nos anos setenta, eu usava cafeína sem sucesso para me desidratar para a perda de peso. Eu não ficava mais desidratado, com ou sem cafeína. Os links abaixo são para quem ainda a tentam se agarrar ao mito.

  1. Cafeína 1
  2. Cafeína 2
  3. Cafeína 3
  4. Cafeína 4
    Maltodextrina é um carboidrato feito do milho, arroz ou batata. Ela tem um alto índice glicêmico, que quando combinado com intensa atividade física, acelera a recuperação de estoques de glicogênio. Trata-se de um açúcar, mas sozinho, ele praticamente não tem gosto doce.

    A absorção de carboidratos e proteínas é maior durante e depois de intensa atividade quando o metabolismo muda para o modo de reposição das perdas de energia e recuperação muscular. Os caminhos para a distribuição destes nutrientes são reforçados através do aumento do fluxo sangüíneo em todo o corpo.

    Assim como os carboidratos, a captação de proteínas é otimizada quando consumidas dentro de 30 minutos de atividade física intensa.

    Comparado a tabela regular de sal, o sal marinho não refinado é carregado com os minerais e proporciona um equilíbrio quase perfeito de sódio / potássio, o que o torna um excelente substituto para o eletrólito. Vamos deixar o nosso copo de medição prontos para usar.

    1. Esta é a sua lista de ingredientes:

      • 260 ml de água filtrada
      • 3 / 16 xícaras de Maltodextrina
      • 3 colheres de sopa de Açúcar
      • 1 ½ colher de sopa de Proteína de soro de leite (sabor de frutas)
      • 2 pitadas de Sal Marinho (não refinado)
      • 1 sachê de chá

    2. Filtre de 250 a 300 ml de água de torneira ou de garrafas filtrada e, em seguida, coloque no fogão e ferva durante cerca de 5 minutos.
    3. Despeje 230 ml da panela fervendo em um copo medidor pirex. Pegue 1 sachê de chá e coloque em infusão no copo pirex por cerca de 45 segundos, em seguida, tire o sachê. Se você prefere uma bebida mais forte, mantenha o saco de chá por mais tempo. 45 segundo produz cerca de 40 mg de cafeína. É mais ou menos o que você vai ter em 1 / 3 de xícara de café.
    4. Em seguida, adicione 3 / 16 xícara de maltodextrina e agite até dissolver completamente. Tudo isto tem a textura de amido de milho e demora um pouco para misturar.
    5. Depois que a maltodextrina dissolver, adicione o açúcar, sal marinho, e proteínas e mexa vigorosamente até que toda a mistura se dissolva. Então deixe esfriar e está pronto para beber.

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